Criada pela resolução Cofeci n° 325/92, a Comissão de Atendimento ao Consumidor no Mercado Imobiliário – Crecicon – tem por finalidade orientar e atender a comunidade em suas reclamações ou dúvidas, buscando soluções efetivas e objetivas para eventuais problemas, agindo como elemento dinamizador do processo, além de reduzir a tramitação de processos disciplinares, na esfera administrativa do Conselho, evitando o prolongamento desnecessário dos conflitos e o desgaste demasiado entre as partes.
O Crecicon funciona mediante a ação de uma Comissão de Conciliação, composta exclusivamente por Corretores inscritos regularmente no Creci-MG, há mais de 2 (dois) anos. Ela é composta pelo coordenador Guilherme Simplício Viana e pelos membros Alan Renato Soares de Souza e Antônio Octávio Alvares da Silva Grossi.
Por meio da Crecicon, o cidadão poderá buscar orientações sobre como proceder sempre que se sentir desrespeitado, enganado ou mesmo lesado em seus direitos por profissionais inscritos e ativos no Creci-MG.
Denúncias dessa natureza, devem ser registradas no Setor de Fiscalização do Creci, onde será realizado o agendamento de audiência de conciliação com o intuito de apurar os fatos de forma direta, mais detalhada, sempre buscando conduzir as partes, para uma solução amigável e com o devido registro da sessão em ata.
Para o coordenador Guilherme, as expectativas quanto a este projeto que se concretiza são as melhores possíveis. ” Ter a administração promovendo soluções dialéticas e que aproximam o corretor, o conselho e os administrados por meio da oportunidade da conciliação é algo que caminha nos mesmos trilhos que nosso ordenamento jurídico pauta para a condução dos impasse que surgem nas interações sociais. A oportunização da conciliação é sim uma forma de promoção ao acesso à justiça, mas uma justiça multiportas e não, necessariamente, vinculada ao nosso saturado judiciário ou a duras penalidades, mas uma justiça pautada em meios alternativos de solução de imbróglios e amoldáveis a pretensão do conselho fiscal, do corretor e dos administrados de uma forma geral.
Guilherme pontua também que o intuito do Creci-MG em trazer um conselho destinado à conciliação, é uma cristalina promoção da ética. ” Esta é uma forma dialética e didática de solucionar e discutir as condutas e os procedimentos da profissão do corretor de imóveis, sempre aproximando o corretor do Conselho Fiscal, evitando que tal promoção ética se faça somente pela dureza das sanções disciplinares, que, por vezes, carecem desse desdobramento didático e dialético que a conciliação carrega consigo. Por certo o resultado de todo esse projeto será o sucesso tendo em vista a excelente estrutura do Creci Minas e da imensa competência e experiência dos colegas que formam comigo a composição do Crecicon.”